Direitos e Deveres do Engenheiro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Admin Webmaster   
Quinta, 10 Fevereiro 2011 22:03



Deveres dos Engenheiro para com a Comunidade

1. É dever fundamental do Engenheiro possuir uma boa preparação, de modo a desempenhar com competência as suas funções e contribuir para o progresso da engenharia e da sua aplicação ao serviço da humanidade.

2. O Engenheiro deve defender o ambiente e a utilização racional dos recursos naturais.

3. O Engenheiro deve garantir a segurança do pessoal executante das obras, dos utentes das infraestruturas e do público em geral.

4. O Engenheiro deve opor-se à utilização fraudulenta, ou contrária ao bem comum, do seu trabalho.

5. O Engenheiro deve procurar as melhores soluções técnicas, ponderando a economia e a qualidade da produção ou das obras que projectar, dirigir ou organizar.

6. O Engenheiro deve ter alto sentido de patriotismo e defender a imagem e integridade da Nação Moçambicana.

Deveres do Engenheiro no Exercício da Profissão

1. O Engenheiro, na sua actividade associativa profissional, deve pugnar pelo prestígio da profissão e impor-se pelo valor da sua colaboração e por uma conduta irrepreensível, usando sempre de boa fé, lealdade e isenção, quer actuando em associação quer individualmente.

2. O Engenheiro deve opor-se a qualquer concorrência desleal.

3. O Engenheiro deve usar da maior sobriedade nos anúncios profissionais que fizer ou autorizar.

4. O Engenheiro não deve aceitar trabalhar ou exercer funções que ultrapassem a sua competência ou exijam mais tempo do que aquele de que disponha.

5. O Engenheiro só deve assinar pareceres, projectos ou trabalhos profissionais de que seja autor ou colaborador.

6. O Engenheiro deve emitir os seus pareceres profissionais com objectividade e isenção.

7. O Engenheiro deve, no exercício de função pública, na empresa e nos trabalhos ou serviços em que desempenha a sua actividade, actuar com a maior correcção e de forma a obstar a discriminações ou desconsiderações de qualquer tipo.

8. O Engenheiro deve recusar a sua colaboração em trabalhos sobre os quais tiver de se pronunciar no exercício de diferentes funções, ou que impliquem situações ambíguas ou de conflitos de interesse.

Deveres recíprocos dos Engenheiros

1. O Engenheiro deve avaliar com objectividade o trabalho dos colaboradores, contribuindo para a sua valorização e promoção profissional.

2. O Engenheiro apenas deve reivindicar o direito de autor quando a originalidade e a importância relativas da sua contribuição o justifiquem, exercendo esse direito com respeito pela propriedade intelectual de outrem e com as limitações impostas pelo bem comum ou por lei.

3. O Engenheiro deve prestar aos colegas, desde que solicitada, toda a colaboração possível.

4. O Engenheiro não deve prejudicar a reputação profissional ou as actividades profissionais de colegas, nem deixar que sejam menosprezados os seus trabalhos, devendo quando necessário, apreciá-los com elevação e sempre com salvaguarda da dignidade da classe.

5. O Engenheiro deve recusar substituir outro engenheiro, numa posição contratual ou em negociação, só o fazendo quando as razões dessa substituição forem correctas e dando ao colega a necessária satisfação.

Actualizado em Sexta, 11 Fevereiro 2011 10:28
 

Procurar

Bolsa de Empregos

Newsletter

Pagamento de quotas

Caro Engenheiro, tem as suas quotas em dia ?